AcheOSite

 
:: Informática :: Linguagem de Programação :: Java

A Linguagem de Programação Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems (http://www.sun.com). Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. Sendo assim, essa é uma característica importante, pois se torna uma linguagem multiplataforma.

 

Instalação ou Atualização do Java

     Para executar os aplicativos java é necessário ter instalado o JVM (Java Virtual Machine / Máquina Virtual Java), para isso faça o download aqui:

     http://www.java.com/pt_BR

     Para os desenvolvedores a Sun disponibiliza algumas plataformas para o Java:

     http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

     Segue descrição de algumas:

     JDK - Java Development Kit - O Java Development Kit (JDK) é o conjunto básico de ferramenta para o desenvolvedor Java. Fazem parte do JDK ferramentas importantes como o javac (compilador), java (a máquina virtual), javadoc (gerador automático de documentação), jdb (Java debugger), javap (decompilador) e diversas outras ferramentas importantes.

     J2RE - Java Runtime Environment - Enquanto o JDK é o ambiente voltado para os desenvolvedores, o Java Runtime Environment (JRE) é basicamente composto da Máquina Virtual Java (JVM) e o conjunto de bibliotecas, ou seja, tudo o que você precisa para executar aplicações Java. Não possui o compilador ou outras ferramentas, mas possui as APIs e o interpretador Java. Deve ser instalado em máquinas que apenas interpretarão os programas.

     J2SE - Java 2 Standard Edition (J2SE) - J2SE é a plataforma necessária para desenvolver e executar programas em Java. Nele são encontradas as bibliotecas, o compilador que produz os bytecodes, o JVM e outras ferramentas.

     J2EE - Java 2 Enterprise Edition - Plataforma moderna do Java que fornece serviços web, modelos de componentes, APIs de comunicação e gerenciamento, sendo um dos padrões de desenvolvimento adotados atualmente. Inclui toda a funcionalidade existente na plataforma Java SE mais todas as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento e execução de aplicações em um ambiente corporativo.

     J2ME - Java 2 Micro Edition (J2ME) - É uma versão otimizada e menor do J2SE que é utilizada para produzir programas que podem ser executadas em dispositivos como smart cards, telefones celulares e PDAs. Suporta tanto aplicações em rede quanto standalone.

     Java FX - Plataforma utilizada para desenvolvimento para "rich clients", tais como TVs, sistemas automotivos e outros sistemas móveis.

 

Editores

     Para o ambiente de desenvolvimento precisamos de um editor, podemos usar o Bloco de Notas no Windows, VI no Linux ou alguma ferramenta específica.

     Eclipse

     O Eclipse é uma IDE (integrated development environment) é uma plataforma aberta que permite o desenvolvimento de software na linguagem Java. Foi criado inicialmente pela IBM em novembro de 2001 e desde 2004 é mantida por um consórcio com empresas de grande porte que formam a Eclipse Foundation. Acesse o site do Eclipse através do endereço:

     http://www.eclipse.org     Tradutor: http://babel.eclipse.org/babel

     NetBeans

     Uma outra IDE open source famosa é o Netbeans, da Sun. O NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento - uma ferramenta para programadores, que permite escrever, compilar, depurar e instalar programas. O IDE é completamente escrito em Java, mas pode suportar qualquer linguagem de programação. Existe também um grande número de módulos para extender as funcionalidades do IDE NetBeans. O NetBeans IDE é um produto livre, sem restrições à sua forma de utilização.

     http://www.netbeans.org

     http://netbeans.org/index_pt_PT.html

 

 

 
 
 

© 2014 - AcheOSite - Todos os direitos reservados
Dúvidas ou Informações: info@acheosite.com.br
CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional